• Matéria: Geografia
  • Autor: lrifpd148
  • Perguntado 7 anos atrás

como vive a população nos Estados Unidos,
Canadá e México​

Respostas

respondido por: anyl123
1

Resposta:

A América do Norte é formada por México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Também compõem a região os territórios da Groenlândia (dinamarquês), Bermudas (britânico) e Ilhas Saint Pierre e Miquelon (francês).

O território norte-americano tem 18.680.276km² e possui extensas áreas desabitadas. Por outro lado, as costas atlântica e pacífica, a região dos Grandes Lagos e a região da Cidade do México são densamente povoadas, com enormes aglomerações urbanas. A população da América do Norte é de aproximadamente 490 milhões de habitantes. Os EUA têm maior população, com 324,1 milhões de habitantes. Depois vem o México, com 128,6 milhões de habitantes e, por último, está o Canadá, com 36,2 milhões. Em termos de densidade populacional, o México fica na frente, com 66hab./km², seguido por EUA, com 35hab./km² e Canadá, com apenas 4hab./km².

A composição da população norte-americana se deu, a princípio, através da miscigenação dos povos indígenas com os europeus colonizadores e os africanos trazidos para o trabalho escravo. A partir do século XX, imigraram povos de vários países, como europeus e asiáticos e, posteriormente, centro-americanos e sul-americanos, gerando uma composição populacional extremamente diversificada.

O idioma predominante em cada país é: o inglês nos EUA, o francês e o inglês no Canadá e o espanhol, no México. As línguas de origem nativa que resistiram à colonização e se destacam são: o náuatl e o maia, no México; o sioux, nos EUA; o atapasco, no Canadá; e o esquimó, no Canadá e Groenlândia.

A população estadunidense concentra-se na região nordeste, na costa oeste e nas proximidades do Golfo do México. A colonização no litoral atlântico originou muitas cidades que cresceram até se transformarem nas metrópoles atuais. A corrida do ouro e incentivos do governo no século XIX, garantiram o povoamento do oeste. Já nas últimas décadas, a economia sulista atraiu uma grande massa de trabalhadores.

A intensa industrialização e desenvolvimento econômico fizeram dos EUA uma grande potência urbanizada, com altos indicadores de desenvolvimento humano. Uma característica negativa marcante nos EUA são o racismo e a xenofobia, manifestações de intolerância de parte da população em relação às populações afrodescendentes, latinas e migrantes de outros países.

Devido ao avanço da industrialização e do setor terciário ao longo do século XX, o Canadá tem uma população majoritariamente urbana. Destacam-se as regiões metropolitanas de Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa, que concentram juntas quase 15 milhões de habitantes. Uma característica marcante da população canadense é o multiculturalismo, proveniente da diversidade étnica decorrente da imigração que ocorre desde os tempos coloniais até a atualidade. Quase 20% da população é constituída de grupos minoritários. Com baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, a população canadense idosa aumentou, ao passo que a em idade ativa diminuiu. Por isso o país investe em programas para incentivar a migração de estrangeiros para o país, o que corresponde a 50% do crescimento populacional.

Diferentemente dos EUA e Canadá, o México não faz parte do mundo desenvolvido. Sua população, 60% mestiça, sofre com os mesmos problemas dos demais países latino-americanos. As nações indígenas representam 29% da população e encontram-se no interior do país, em condições de vida geralmente desfavoráveis.

A concentração de terras expulsou camponeses e indígenas do campo, intensificando a urbanização. Conflitos de indígenas com fazendeiros e governo são constantes no país. Por isso existem grupos indígenas que se organizam para manter seu modo de vida independentes do Estado, como é o caso dos zapatistas.

Atualmente, quase 80% da população mexicana vive em cidades. Sobretudo na Cidade do México, que possui 19 milhões de habitantes. Grande parcela da população mexicana trabalha informalmente nas áreas urbanas, vendendo principalmente alimentos.

Perguntas similares