No Brasil, as diferenças de raça ou cor se traduzem, muitas vezes, em desigualdades sociais. Contudo, é fundamental uma análise mais profunda sobre as políticas públicas baseadas em critérios étnico-raciais. Analise as afirmativas: I - A identidade étnica é construída quando as diferenças se tornam conscientes, podendo ser acionada para demarcar o grupo e para as lutas por direitos. II - Índio é aquele que se considera como tal, e é assim visto pelo seu grupo, bem como pela sociedade que o circunda. III - Ao longo da história, as definições raciais usaram aspectos mais fluidos e descritivos, que remetiam à cor, do que a divisões categóricas das pessoas em grupos raciais bem-definidos. IV - Na sociedade, em geral, muitos dos que se posicionam contra as políticas de cotas argumentam que, para esse sistema existir, é necessário um posicionamento racial no qual as pessoas, querendo ou não, seriam obrigadas a escolher um grupo de cor ou raça, o que levaria a uma divisão mais radical da sociedade. Assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA: As afirmativas I e II estão corretas. As afirmativas III e IV estão corretas. As afirmativas I, II e III estão corretas. As afirmativas I, II e IV estão corretas. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: Danas
2

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

No Brasil, existem dois grandes problemas.

A população é altamente miscigenada, chega a ser cruel, desumano e segregador falar para as pessoas que surgiram da mistura de etnias escolherem um lado.

O segundo problema vem dos preconceitos que se criam, dos esteriótipos, que cria problemas como a exclusão de pessoas que são vistas como diferentes por outras pessoas.

Espero ter ajudado!

respondido por: alexmagnusson86
0

Resposta:

correto

Explicação:

Perguntas similares