Leia o trecho a seguir:
“A importância de se resgatar os contos de fada clássicos deve-se ao fato de serem narrativas construídas há séculos, portadoras de arquétipos que falam ao inconsciente coletivo, suprindo as necessidades psicológicas do ser humano”.
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2019.
Tendo em vista o elemento-base a respeito da importância dos contos de fadas, sua origem e características, considere as afirmativas a seguir:
Desde “os primórdios” o homem conta histórias para justificar fenômenos naturais, bem como sua história de vida e a compreensão de seu lugar no universo, recorrendo, assim, aos arquétipos.
Modificar os contos de fadas, suprimindo seu conteúdo real, isentaria as crianças da percepção do mundo como ele é, com seus problemas e contratempos até, por fim, alcançar superação, como fazem os valentes personagens das histórias.
Não há interesse em resgatar os contos de fadas clássicos, visto que narrativas construídas há tanto tempo não servem mais para o contexto atual.
Os arquétipos estão presentes apenas na literatura junguiana, suprimindo, assim, os contos de fadas do inconsciente coletivo.
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I e II.
II e IV.
I.
Respostas
respondido por:
9
I e II apenas.
Os contos não são ultrapassados pois dialogam com questões do dia a dia até hoje.
Os contos psicológicos partem da aproximação do ouvinte com situações complexas que podem ser utilizadas para analisar e solucionar problemáticas em seu interior.
Ele tem o objetivo de desenvolver a narrativa com o intuito de apresentar situações e pontos de vista diferentes de um texto "comum".
Vale ressaltar também que os contos são utilizados em alguns casos em análises, porém, podem ser comuns também na formação em psicologia.
respondido por:
2
Resposta:
I e II
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás