• Matéria: Sociologia
  • Autor: DoctorOctopus
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com Elias e Scotson, a fofoca, em outras palavras, não é um fenômeno independente. O que é digno dele depende das normas e crenças coletivas e das relações comunitárias. A imagem negativa do loteamento, que levava os “aldeões” a perceberem como um mexerico bem-vindo qualquer incidente que servisse de confirmação dela, era o inverso da imagem positiva que eles tinham de si mesmos. Desta forma,

Escolha uma:
a. o uso comum nos inclina a tomar por “fofocas”, em especial, as informações mais ou menos depreciativas sobre terceiros, transmitidas por duas ou mais pessoas umas às outras.
b. A fofoca seria uma forma de elogiar o outro grupo e geralmente partia dos outsiders para com os estabelecidos, por isso não havia qualquer tipo de atrito entre as partes.
c. a fofoca depreciativa [blame gossip] é separável da elogiosa [pride gossip], que costuma restringir-se ao próprio indivíduo ou aos grupos com que ele se identifica.
d. uma comparação das fofocas da “aldeia” com as existentes entre os moradores do loteamento mostrou um relação distante entre os membros.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa A está correta.

O senso comum está ligado a transmissão do conhecimento que é passado de um indivíduo para outros, assim como o tratamento entre as partes através da fofoca.

Para ser mais exato, ele é adquirido a partir de noções sobre um determinado assunto.

Logo, ele parte da opinião, não tendo relação direta com o conhecimento científico, e, não deve ser baseado para pesquisas científicas como monografias, teses ou artigos, pois está embasado em apenas formulações e experiências ao longo da vida.

Perguntas similares