O desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo dependerá das intenções comunicativas do autor. Ele poderá escolher entre usar provas concretas, enumerações, definições, exemplificações, argumentos de autoridade, testemunhos, comparações, contrastes, citações, relações causa e consequência entre outros, para construir os seus argumentos. A argumentação tem por finalidade convencer o leitor de que a tese, exposta no primeiro parágrafo, é coerente e válida.
(1,0 ponto) Com base nessas informações, releia o fragmento transcrito do texto e indique que tipo de argumento ele exemplifica.
“O tempo é tido – ou dado – como agente condicionante da vida contemporânea.”
Escolha uma:
a. Citação
b. Definição
c. Causa e Consequência
d. Exemplificação
e. Contraste
Respostas
respondido por:
2
Alternativa B.
Definição.
O fragmento "O tempo é tido – ou dado – como agente condicionante da vida contemporânea" traz uma definição sobre o tempo que ajuda o leitor a entender a tese defendida pelo autor da texto.
O fato de o tempo ser o agente condicionante da vida contemporânea mostra como as pessoas têm vivido em função dele e, por isso mesmo, tornado-se seu escravo. Isso ajuda a entender esse imediatismo e velocidade com que as pessoas têm conduzido suas vidas.
Questão sobre o texto "Uma sociedade do "Panis et circenses"", de um usuário anônimo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás