Respostas
Resposta:
Mundo Ocidental, também conhecido por Civilização Ocidental ou simplesmente Ocidente, teve seu conceito formado na Europa, ainda durante a existência da civilização greco-romana.
O mundo ocidental, como é conhecido na contemporaneidade, é constituído basicamente por países com ligações com a cultura europeia, através do processo de colonização que sofreram pelos países que formam este continente.
Em geral, a civilização ocidental, desde aspectos políticos até culturais, é formada pelas nações da União Europeia, da América do Norte e Latina, da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, principalmente.
Durante a Guerra Fria, o conceito maniqueísta de mundo ocidental e oriental ficou bem definido, com a constituição do bloco soviético em meados do século XX.
Explicação:
mundo ocidental baseado na obra Choque de civilizações de Samuel P. Huntington (1996).[1] A América Latina, representada em azul claro, é considerada uma parte do Ocidente ou uma civilização distinta intimamente relacionada ao Ocidente e descendente dele.[2] Os países representados em azul escuro (incluindo a maior parte dos Estados-membros da União Europeia) foram predominantemente influenciados pela civilização greco-romana e pelo cristianismo, além de moldados por intensa imigração e colonização europeia.
O conceito da parte ocidental do mundo tem sua origem na civilização greco-romana na Europa, com o advento do cristianismo. Na Idade Moderna, a cultura ocidental tem sido fortemente influenciada pelas tradições de movimentos como o Renascimento,[4] a Reforma Protestante, o iluminismo, e tem sido moldada pelo expansivo colonialismo europeu do século XV ao XX. Seu uso político foi temporariamente alterado por um antagonismo interno durante a Guerra Fria, no fim do século XX (1947-1991).