O QUE É SER GENTE DIREITA? Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado. A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão. Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem consciência sobre os seus atos. (Redação escolar) Você pôde ver que há, no texto acima, relações de oposição, de condição, explicação, representadas por elementos de coesão, os quais marcam a conexão entre as partes do texto e atribuem significado a ele. Diante disso, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao elemento coesivo e ao sentido adequado dele no contexto apresentado. Ao se dizer que é muito difícil uma pessoa ser considerada direita por todas as outras e, em seguida, trazer a informação sobre as diversas formas de pensar e as diferentes concepções sobre certo e errado, o conector pois tem a função de explicar a relação entre a informação que o antecede e aquela que vem na sequência. O elemento de coesão pois conclui a ideia anterior, isto é, a concepção do que é ser direito e do que fazer para ser assim é algo difícil de ser aceito por todos, levando à conclusão sobre as diferentes formas de se pensar as questões relacionadas àquilo que é certo ou errado. Na frase “A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo” há uma marca de condição, pois o relativismo remete à ideia de que há uma condição para ser, ou não, uma pessoa direita. O uso do conector todavia provoca um efeito de sentido de causa e efeito, ou seja, roubar e entregar ao pai pode ser considerada uma atitude louvável do filho perante o pai, mas isso não seria visto com bons olhos pela sociedade. Ao explicitar sobre a possibilidade de roubar algo e entregar ao pai, o autor, ao usar o pronome se, remete-nos à ideia de explicar o que pode ocorrer em uma circunstância como essa, dando sequência à explicação ao dizer que perante a sociedade seria considerado ladrão.
Respostas
Ser uma pessoa direita está ligado aos padrões de comportamento impostos pela sociedade. O filósofo Émile Durkheim falava sobre fenômeno chamado fato social que é um ferramente social que molda a maneira de agir e pensar na vida de uma determinada pessoa.
A sociedade tem leis as quais descendem do direito grego, e ser uma pessoa direita além de seguir padrões sociais é estar dentro das leis que regem essa determinada sociedade.
Um exemplo de pessoa direita pode ser um homem que trabalha todos os dias em um escritório, tem filhos e esposa, nunca cometeu um crime e segue as linhas de pensamento imposta pela sociedade, o oposto a isso como por exemplo um ladrão seria uma pessoa não considerada direita.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!