• Matéria: Pedagogia
  • Autor: taisrabaneda
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao percorrer a costa africana no século XV, os portugueses haviam começado o tráfico de africanos, facilitado pelo contato com sociedades que, em sua maioria, já conheciam o valor mercantil do escravo. Nas últimas décadas do século XVI, não só o comércio negreiro estava razoavelmente montado como vinha demonstrando sua lucratividade. Os colonizadores tinham conhecimento das habilidades dos negros, sobretudo por sua rentável utilização na atividade açucareira das ilhas do Atlântico. Muitos escravos provinham de culturas em que os trabalhos com ferro e a criação de gado eram usuais. Sua capacidade produtiva era assim bem superior à do indígena.

Respostas

respondido por: henriquec1001
7

Os portugueses conheciam as origens dos escravos africanos o que fazia com que essa categoria fosse explorada nas áreas de maiores interesses.

Muitos escravos eram obrigados a trabalhar devido a sua cor, o que fazia com que se trabalhasse excessivamente em condições desfavoráveis.

Por serem mais capacitados os africanos foram preferidos pelo trabalho escravo, pois os índios viviam de forma que não desenvolviam as habilidades que os africanos possuíam.

Bons estudos!

respondido por: Tatiane1985
29

Resposta:

I, II E III.

Perguntas similares