Respostas
Depressão e uso de drogas estimulantes - por conta do efeito de euforia que proporciona, as drogas estimulantes, como a cocaína, não raro são utilizadas por pessoas com depressão. Mas, na verdade, é comum que esse tipo de droga induza à depressão e pode gerar suicídio.
Resposta:(°o°)
Explicação: 0 6 min
O suicídio e a dependência de substâncias químicas são dois temas difíceis e cercados de preconceitos em nossa sociedade. Mas precisamos falar sobre eles, por um motivo bem claro: a proteção da vida.
Entender qual é a relação entre suicídio e uso de drogas e identificar quais são os sinais de risco em torno dessa situação trágica pode fazer toda a diferença para desmistificar o tabu e abrir caminho para a prevenção. Se essa preocupação já passou por sua cabeça, acompanhe este post e veja o que pode ser feito em momentos como esse.
A relação entre suicídio e uso de drogas existe mesmo?
Você sabia que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas se suicidam a cada ano, ou seja, um caso a cada 40 segundos.
O que nem sempre a gente percebe é que essas mortes poderiam ser evitadas. O suicídio é o desfecho de um processo, muitas vezes influenciado por transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas. E os dados indicam que essa influência não é uma suposição.
Uma pesquisa recente mostrou que jovens com histórico de internação hospitalar devido ao uso excessivo de álcool e drogas ou por envolvimento em violência têm risco 5 vezes maior de tentar suicídio na década seguinte.
Foram analisados registros de mais de um milhão de adolescentes de 10 a 19 anos. O estudo revelou também que pacientes internados alguma vez por automutilação são mais propensos a morrer, tanto por suicídio quanto por abuso de álcool e drogas.
Mas não para por aí. Em outro trabalho, pesquisadores analisaram tentativas de suicídio atendidas em um pronto-socorro e sua correspondência com a dependência ou o abuso de substâncias durante um período de 12 meses.
Os resultados mostram que, além do consumo de álcool antes da tentativa em 21% dos casos, a maconha e a cocaína também foram rastreadas em 7,5% das ocorrências. A dependência de alguma substância apareceu em 10% dos casos.
Espero que goste, está bem resumido blz.!