Apesar de representar importantes avanços quanto à criação e atribuição de organicidade a um sistema de ensino com abrangência de âmbito nacional, a reforma Francisco Campos pouco avançou no que diz respeito à democratização da educação no Brasil. O lugar de destaque dado à educação na década de 1930 respondia apenas às novas e complexas formas da sociedade urbano-industrial. Conforme Moraes (2000, p. 132), havia clara consciência acerca da função social da educação: “a educação rural, para conter a migração do campo para as cidades e a formação técnico-profissional do trabalhador, visando solucionar o problema das agitações urbanas”.
Sobre as críticas à reforma Francisco Campos, analise as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ensino secundário, de caráter enciclopédico, permaneceu acessível a pequenos grupos sociais que podiam passar cinco anos adquirindo uma “sólida cultura geral”.
( ) A oferta do ensino secundário em dois ciclos permitiu igual condições de permanência na escola e unificou a formação escolar e a preparação para o trabalho.
( ) A falta de articulação entre o ensino secundário e comercial evidenciava a rigidez do sistema, enquanto seu enciclopedismo tornava o ensino seletivo e elitizante.
( ) A reforma do ensino superior e a criação do ensino comercial permitiam a superação da histórica dualidade existente quanto à formação profissional e acadêmica.
( ) O retorno do ensino religioso ao currículo escolar atendia aos interesses dos educadores católicos a fim de reforçar o apoio da igreja às questões políticas.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
V, F, V, F, V.CORRIGIDO NO AVA
Explicação:
respondido por:
5
Resposta:
V, F, V, F, V Corrido no AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás