Código da questão: 16510 DISCIPLINA: CONHECIMENTOS GERAIS - Em relação ao Brexit e à questão da Irlanda do Norte, a primeira-ministra, Theresa May, está numa das maiores “sinucas de bico” da história britânica, pois: A) A Irlanda do Norte estaria politicamente mais próxima do País de Gales e de Londres. Por outro lado, o governo de Dublin poderia, simplesmente, derrubar o governo de Theresa May, causando a queda do Partido Democrático do Reino Unido. B) A votação do Brexit ocorreu sem que houvesse uma consulta à população da Irlanda do Norte e da Escócia, o que levou a um conflito ideológico entre esses povos. Por outro lado, Thereza May pode ganhar sua reeleição e levar adiante as negociações de paz entre esses grupos. C) A reinstalação de uma fronteira entre as duas Irlanda é impraticável – E pode ser perigosa, ao ressuscitar o espírito separatista dos católicos do Norte. Por outro lado, poderia perder a soberania britânica na região, o que levaria à queda do gabinete de Theresa May. D) Quando Thereza May convocou o plesbicito para que o povo votasse pela permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia, seu gabinete “caiu na lama da história”. Por outro lado, a Primeira Ministra reforçou a necessidade de se retornar à Libra Esterlina como forma de recuperar seu prestígio histórico. E) O Reino Unido seria obrigado a criar uma fronteira internacional com a Irlanda do Norte, seu próprio território, para controlar a circulação de mercadorias e pessoas. Por outro lado, tanto a Irlanda do Norte quanto a Irlanda deveriam adotar a Libra Esterlina para facilitar as transações comerciais na ilha.
Respostas
Resposta:
letra c . a reinstalação de uma....
Em relação ao Brexit e à questão da Irlanda do Norte:
C) A reinstalação de uma fronteira entre as duas Irlanda é impraticável – E pode ser perigosa, ao ressuscitar o espírito separatista dos católicos do Norte. Por outro lado, poderia perder a soberania britânica na região, o que levaria à queda do gabinete de Theresa May.
Nos últimos 20 anos de paz entre as duas Irlanda, a fronteira foi completamente esquecida pelas pessoas e empresas que puderam desfrutar das vantagens da União Europeia. Cidades cresceram ultrapassando a antiga fronteira: a indústria, a agricultura e o comércio prosperaram sem as barreiras alfandegárias.
Porém, quem está pedindo para sair da União Europeia é o Reino Unido, e não a República da Irlanda. Logo, a solução simples e direta seria a reinstalação da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.
Vale acrescentar que em um pronunciamento emocionado, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou que vai renunciar ao cargo no próximo dia 7 de junho.
O Reino Unido tem agora diante de si três opções:
. sair da UE com algum acordo e um período de transição
. sair abruptamente sem acordo com a UE
. permanecer na UE.
Bons estudos!