DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA (602) - Um professor de História ao ensinar crianças das Séries Iniciais do 5° ano, aborda o tema da escravidão do Brasil, e para isso se utiliza de um texto e um vídeo, após isso promove um debate acerca da questão, ouvindo as diferentes ideias dos alunos e solicitando uma redação de síntese sobre o debate. Considerando estes procedimentos, conclui-se que a aula do professor é: A) Crítica-social, porque por meio dos procedimentos usados ele busca que os alunos memorizem os heróis da História do Brasil. B) Crítica-dialético, porque tem como premissa o debate e a contraposição de diferentes ideias. C) Tradicional, seguindo as premissas da lógica formal, de memorização. D) Tradicional, seguindo os pressupostos da lógica dialética, de memorização. E) Positivista, porque é uma forma tradicional de ensino de História.
Respostas
respondido por:
14
Letra B.
A situação pedagógia descrita no texto oferece uma formam de tendência crítico-dialética, uma vez que o professor procura expôr uma temática bastante importante (escravidão no Brasil), e estimula os alunos a discutirem, e posteriormente, realizarem uma redação.
Dessa forma, o professor permite que as diferentes opiniões sejam expostas, e ao mesmo tempo, os alunos formem opiniões mais concretas com informações retiradas nos trabalhos coletivos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás