Respostas
Epicuro foi um filósofo grego, que desenvolveu sua teoria a partir da ideia de que só poderíamos ser felizes se buscarmos as coisas que nos satisfazem, os nossos prazeres. No epicurismo, o caminho é procurar a libertação do medo, vivendo com prazeres moderados e satisfazendo as necessidades essenciais como amizade, liberdade e reflexão.
A ética em Epicuro, aponta a felicidade como sendo diretamente ligada ao prazer. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. O homem é inclinado a buscar o prazer e a fugir da dor e através do critério do prazer é que nós avaliamos todas as outras coisas.
Epicuro deu o nome de Canônica para a teoria do conhecimento e a lógica que são a base e a regra para expor um critério de verdade, que é o princípio que vai direcionar o homem para a felicidade.
Immanuel Kant foi um filósofo alemão do século XVIII. Defendeu a ideia de que não podemos conhecer a verdade do mundo como ele é em si, pois pensamos, percebemos e agimos de formas muito determinadas. Por isso buscou formular maneiras para um bom uso do entendimento.
Para Kant, ética é a obrigação de agir segundo regras universais, comuns a todos os seres humanos por ser derivadas da razão. O fundamento da moral é dado pela própria razão humana: a noção de dever. O reconhecimento dos outros homens, como fim em si e não como meio para alcançar algo, é o principal motivador da conduta individual.
Assim, a vida moral só é possível se a razão estabelecer de forma racional como devemos nos conduzir. A razão tem que criar leis morais objetivas, que possam ser aplicadas por qualquer ser racional. Kant desenvolveu o Imperativo Categórico: age de tal maneira que o motivo da tua ação possa ser universal, ou seja, minha ação vai ser moral se todas as pessoas puderem agir da mesma forma.
Temos que a felicidade e o agir moral podem ser sinônimos do mesmo agir humano, que através da racionalidade, determinaram as regras para convivência em sociedade. Enquanto para Epicuro a felicidade é própria do agir humano, em Kant, a busca pela felicidade, que é a moral partilhada, é o que dá sentido as ações humanas.
Bons estudos!