Os engenheiros são responsáveis pela segurança durante toda a vida útil do projeto de um componente ou equipamento, e para garantir a integridade desse componente ou equipamento, eles devem antecipar e considerar as possíveis falhas que possam ocorrer e, caso ocorram, eles devem avaliar as causas e tomar as devidas medidas de prevenção contra futuros incidentes. A respeito das falhas em materiais sólidos avalie as afirmativas a seguir.
I – Fadiga é a forma de falha que ocorre em estruturas que estão sujeitas à aplicação repetitiva de tensões.
II – As falhas nos materiais sólidos são quase sempre indesejáveis por colocar em risco vidas humanas e causar prejuízo financeiro, entretanto, não prejudicam a disponibilidade de serviços e produtos.
III – Quando se conhece o comportamento dos materiais e as causas das falhas, a prevenção dessas falhas é sempre garantida.
IV – O sucesso na prevenção de falhas é resultado de uma inspeção regular e reparo, ou substituição, de componentes em serviço.
Elaborado pelo Professor, 2018
Estão corretas apenas as alternativas:
Respostas
Resposta:
I e IV
Explicação:
fadiga à falha de um componente devido à aplicação repetitiva
de tensões dinâmicas e variáveis, que pode ser maior ou menor que o limite de
escoamento desse material.
e a questão II está errada em relação a prejudicar a disponibilidade de serviços e produtos. pelo contrario prejudica sim
Resposta:
I – lll-lv
Explicação:
Fadiga é uma forma de falha que ocorre em três etapas: o surgimento de uma trinca, a propagação da trinca e a ruptura do material.
Em ambientes sujeitos a grandes variações térmicas pode ocorrer o fenômeno de fadiga térmica, que é ocasionado por tensões térmicas resultantes de restrições à expansão ou à contração do componente quando submetido a uma variação térmica.
A fadiga associada à corrosão pode ser prevenida por diversas técnicas, entre elas com o uso de revestimentos de proteção na superfície do componente, seleção de materiais mais resistentes à corrosão e, em alguns casos, até mesmo diminuir a corrosividade do ambiente.