Respostas
Resposta:
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.
De acordo com a classificação de textos, existe a divisão entre duas categorias: textos literários e textos não literários.
Alguns exemplos de textos literáriossão: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
Diferenças entre texto literário e não literário
A grande diferença entre os textos literários e não literários consiste na sua função ou objetivo.
O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. O texto não literário é frequentemente visto como um texto informativo, construído de forma específica, com linguagem clara e objetiva. Alguns exemplos são artigos científicos, notícias, ou textos didáticos.
Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor. Assim, os textos literários nem sempre estão ligados à realidade (no caso da ficção) e muitas vezes são subjetivos, podendo existir diferentes interpretações de leitores distintos. Além disso, o texto literário contém figuras de linguagem, sentido figurado e metafórico das palavras, que tornam o texto mais expressivo.
Resposta:
O texto literário se diferencia do texto referencial, sobretudo, por sua carga estética. Esse tipo textual exerce uma linguagem ficcional, além de fazer referência à função poética da linguagem.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.