DISCIPLINA: DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL (324) - Se existiam no final do século XIX homens que possuíam um excelente conhecimento das populações no meio das quais viviam [...] a etnografia propriamente dita só começa a existir a partir do momento no qual se percebe que o pesquisador deve ele mesmo efetuar no campo sua própria pesquisa, e que esse trabalho de observação direta é parte integrante da pesquisa. (LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia, 15. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 57). A partir da segunda metade do século XIX, a Antropologia adquiriu um novo status de ciência. Como passou a ser tratado o seu objeto? Analise as afirmações a seguir. I) Como algo observável. II) Como algo experimentado e comprovado. III) Como algo mensurável. É correto o que se afirma em: A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) III, apenas.
Respostas
respondido por:
7
A antropologia passou a ser vista, na segunda metade do Século XIX, como uma ciência que tratava de algo observável e mensurável, mas que não poderia ser comprovado.
Passam, portanto, a começar a desenvolver aos poucos as teorias que iriam marcar o século, e, a partir de estudos estatísticos e relatos de viajantes, a "mapear" culturas, mostrando as profundas diferenças existentes entre elas, buscando estabelecer um modelo objetivo, claro e prático de ciência, o que era visto na época como possível e sem problemas.
É correta a alternativa C.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás