Respostas
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar.
A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.
Tipos de tecidos musculares. Os pontos roxos são os núcleos das células musculares.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos.
O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.
Resposta:
Os tecidos musculares são considerados como um símbolo de representação da força física, mas os músculos também são fundamentais para a movimentação e podem estar presentes em diferentes órgãos. São responsáveis pelas contrações do músculo cardíaco, pelo equilíbio, pelo movimento dos alimentos ao longo do sistema digestório, respiração e etc.
Células do tecido muscular se alongam e se encurtam para realizar o movimento do corpo. Estas são chamadas de miócitos .
Há três tipos de mócitos: O tecido muscular estriado esquelético, é associado a um osso, realizando movimentos rápidos. Apresenta um movimento voluntário (que pode ser controlado); O tecido muscular estriado cardíaco, este é encontrado apenas no músculo cardíaco (miocárdio). Apresenta uma contração rápida, ritmada e involuntária; O tecido muscular não estriado está presente em diversos órgãos do corpo. Apresenta um movimento involuntário (que não pode ser controlado) e contrações lentas
Espero ter ajudado ;)