• Matéria: História
  • Autor: gessyrayanne2219
  • Perguntado 7 anos atrás

A religião budista foi criada no século Vl a.C e tem como seu personagem fundamental siddahrtha Gautama o Buda nascido no Norte da Índia . O que é para o budista a causa de todo o sofrimento humano?

Respostas

respondido por: ANAKAROLINE888
12

Resposta:

que hoje em dia seria parte da fronteira do Nepal com a Índia. Gautama era seu nome de família, que significa "a melhor vaca", e Siddhartha é uma junção do sânscrito Siddhi ("realização", "completude", "sucesso", "liquidação de um débito") e Artha ("alvo", "propósito", "meta"). Pode ser traduzido como "Aquele cujos objetivos são alcançados" ou ainda "Aquele que cumpriu a meta a que se propôs (na sua vida)".

Tendo levado uma vida pautada pelo luxo sob a protecção do seu pai, o rei de Kapilavastu (território mais tarde integrado no Império Magadha), Siddharta casou-se ainda jovem com Yassodhara, com quem teve um filho que foi chamado Rāhula ("obstáculo", em sânscrito). No entanto Siddharta tomando conhecimento das realidades do mundo, concluiu que a vida é sofrimento e aos 29 anos, decidiu deixar a vida palaciana para viver como um asceta na floresta. Praticou meditação e severas austeridades por 6 anos até que, aos 35 anos de idade, teve uma experiência religiosa à qual deu o nome de iluminação. A partir daí passou a ser conhecido como o Buda (Buddha, título honorífico em sânscrito que significa "Aquele que sabe", ou "Aquele que despertou"), mais especificamente como Buddha Śākyamuni ("o sábio dos Śākya").

Siddharta como asceta. Gandhara, século 2-3. Museu Britânico.

Viveu até os 80 anos de idade, transmitindo seus ensinamentos e conquistando uma grande legião de discípulos, monges ou leigos (sem ordenação monástica). Gautama foi contemporâneo de Mahavira com o qual, segundo fontes religiosas e históricas, travou alguns diálogos como opositores.

A sua relutância em nomear um sucessor ou em formalizar a sua doutrina levaria à formação de vários movimentos nos quatrocentros anos seguintes. Em primeiro lugar surgiriam as escolas do Budismo Nikaya, das quais só sobreviveu o Theravada, e mais tarde o Mahayana.

Explicação:

respondido por: nathycravomoura
18

Resposta:

O desejo

Explicação:

Os budistas acreditavam que a causa de todo o sofrimento humano nasceria do desejo, o que levaria as pessoas a buscar o prazer e fugir da dor. Dessa forma, os budistas acreditavam que as pessoas deveriam reconhecer, abandonar e renunciar ao desejo o que seria a única forma de pôr um fim ao sofrimento. Para eles qualquer pessoa poderia atingir a iluminação, todavia para aderisse ao budismo à pessoa deveria renunciar aos títulos da casta a qual pertencia, visto que a doutrina budista tinha o objetivo de atingir a iluminação pela conduta pessoal de cada indivíduo e não pela condição social definida pela sua casta de nascimento.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares