DISCIPLINA: DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL (324) - Ao percorrer a costa africana no século XV, os portugueses haviam começado o tráfico de africanos, facilitado pelo contato com sociedades que, em sua maioria, já conheciam o valor mercantil do escravo. Nas últimas décadas do século XVI, não só o comércio negreiro estava razoavelmente montado como vinha demonstrando sua lucratividade. Os colonizadores tinham conhecimento das habilidades dos negros, sobretudo por sua rentável utilização na atividade açucareira das ilhas do Atlântico. Muitos escravos provinham de culturas em que os trabalhos com ferro e a criação de gado eram usuais. Sua capacidade produtiva era assim bem superior à do indígena. FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil, 3 ed. São Paulo: Edusp, 2016. Para quais regiões brasileiras os escravos negros foram levados ao longo da história? Analise as afirmações a seguir. I) Para trabalharem na cana-de-açúcar da zona da mata nordestina. II) Grandes grupos foram para a mineração nas cidades de Minas Gerais. III) Para o Vale do Paraíba (São Paulo e Rio de Janeiro) para o trabalho com o café. É correto o que se afirma em: A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) III, apenas.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Letra A
Explicação:
respondido por:
11
Todas estão corretas. Letra A.
A colonização de exploração, foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV.
Para ser mais exato, a partir de 1500, essa colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, além disso, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil em um primeiro momento, logo apenas séculos a frente foi desenvolvido o interesse pela república já instaurada no Brasil.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás