Respostas
Resposta:
Ainda hoje, um dos entretenimentos que mais nos fascina é os filmes. Os efeitos, as trilhas sonoras, a performance dos atores e atrizes por trás de cada papel, as histórias com as quais choramos, rimos, levamos sustos e deixamos tantas outras emoções nos percorrerem. Contudo, a grandiosidade dos filmes não se resume somente no que vemos, mas também na mensagem do que é reproduzida pelas empresas cinematográficas e podem influenciar e inspirar grupos, movimentos e gerações.
Um exemplo disso são os filmes da saga da série de Star Wars. Muito além das produções cinematográficas, a franquia rendeu estampas para diversos objetos e acessórios de uso pessoal, animações, enfim, passou a fazer parte da cultura de uma sociedade. Assim também ocorreu e ainda ocorre com diversas outras produções cinematográficas. A influência dos filmes na moda começou quando os filmes ainda eram em preto e branco, onde os figurinistas baseavam-se em silhuetas alongadas e impactantes. Nessa época os jovens queriam se parecer com os famosos favoritos de cinema. As atrizes Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, por exemplo, popularizaram as calças para as mulheres.
Há tempos os filmes têm sido utilizados como referência em campanhas publicitárias para gerar credibilidade ao produto para seu público-alvo. Segundo Covaleski (2009), além do apelo emocional e estético que a obra cinematográfica propicia e do fascínio exercido sobre a maioria das pessoas, é uma fonte quase inesgotável de ideias, formatos e linguagens. Ao partir deste princípio, foi utilizado em um comercial de televisão, um trecho da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas), gerando uma legião fiel de fãs e criando linguagens próprias que facilitam o vínculo com seu público até os dias de hoje.