Cientistas americanos inauguram a era da biologia sintética, em que bactérias projetadas em computador resolverão - ou criarão - os maiores problemas da humanidade
Salvador Nogueira e Bruno Garattoni
À primeira vista, essa forma de vida sintética não impressiona muito. Ela é só uma versão artificial da Mycoplasma mycoides - bactéria que causa doenças em bois e é conhecida desde o século 19. No laboratório, não faz muito mais que se alimentar e se multiplicar. Come como mycoides, vive como mycoides, morre como mycoides, se reproduz como mycoides. Bem, ela é uma mycoides. Qual é a grande novidade, afinal? A novidade é que essa humilde bactéria é o primeiro organismo vivo na face da Terra a funcionar com um genoma produzido artificialmente. Ou seja: o DNA que existe dentro dela foi construído em laboratório, com base num arquivo digital. "É a primeira forma de vida cujos pais são um computador", disse Craig Venter na entrevista em que apresentou a bactéria ao mundo.
NOGUEIRA, Salvador; GARATTONI, Bruno. Vida Artificial. Revista Superinteressante, jul. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2014. (Fragmento)
Considere as orações subordinadas adjetivas abaixo no contexto de onde foram retiradas.
I “[...] que causa doenças em bois [...]”
II “[ ] que existe dentro dela [...]”
III “[...] cujos pais são um computador [...]”
IV “[...] em que apresentou a bactéria ao mundo [...]”
A oração em que o pronome relativo desempenha o papel de um especificador, isto é, de um adjunto adnominal, é:
Escolha uma:
a. II.
b. I.
c. III.
d. IV.
e. Nenhuma das alternativas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
acredito que seja a alternativa D
respondido por:
9
Resposta:
lll.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás