• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

"A ética marxista nos impulsiona para uma reflexão real e crítica sobre a influência e a manipulação do capitalismo em nossas vidas, em nosso modo de ser, pensar e agir. O homem, sujeito-histórico, deve deixar de ter a mentalidade que o capitalismo deseja..." Ele deve:
A. se revolucionar e sair da condição de sujeito alienado.
B. se atualizar e ter seus próprios meios de produção.
C. se revolucionar para revolucionar o mundo.
D. se manter na condição de proletariado.​

Respostas

respondido por: elamambretti
5

Sobre a ética marxista:

A. se revolucionar e sair da condição de sujeito alienado.

Para Marx, o trabalho é considerado como objetivo da essência humana, por ser um processo e como esforço material da transformação do mundo e satisfação das necessidades. O trabalho nos separa do restante dos animais como capacidade de modificarmos o ambiente de acordo com nossos projetos.

Alienação em Marx, é um processo de exteriorização de uma essência humana e do não-reconhecimento desta atividade enquanto tal e é retratada de quatro maneiras: em relação ao produto do trabalho, no processo de produção, em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano e em relação aos outros indivíduos.

Assim, como sujeito que não se reconhece no produto de seu trabalho,  que não se reconhece enquanto membro de um gênero,  o homem encontra-se destituído de tudo que lhe é próprio não está apto para assumir a responsabilidade de guiar a sociedade. Somente com o reconhecimento da separação do produto do trabalho e do trabalhador é que a sociedade pode se  tomar mais justa.

Bons estudos!

Perguntas similares