Durante o século XIX [...] todas as áreas do conhecimento buscavam o máximo de especialização. No decorrer do tempo, sobretudo, na segunda metade do século XX, tal fragmentação demonstrou fragilidade na busca pela compreensão da realidade, ao passo em que a formação humana em si exigia e exige uma completude frente ao mundo que não se apresenta fragmentado. LIMA, Aline Cristina da Silva; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. A interdisciplinaridade no Brasil e o ensino de História: um diálogo possível. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 3, jul./dez. 2013 (adaptado). Considerando a ideia do texto e o material da disciplina, avalie as afirmações a seguir: Ao longo do tempo a ciência se especializou, na medida em que as sociedades foram se tornando mais complexas. Há um mundo do historiador, do geógrafo, do químico, do físico, do biólogo e de tantos outros, por isso é fundamental que o ensino seja fragmentado. O mundo é um só, o que temos é um olhar diferenciado para cada fenômeno e questões específicas sobre cada olhar, que será respondida de acordo com a especificidade de cada área do conhecimento. É correto o que se afirma em: A) I,apenas B) III, apenas C) I e III, apenas D) I e II, apenas E) II e III, apenas
Respostas
respondido por:
50
C) I e III, apenas.
Dentre as alternativas, somente a alternativa II encontra-se incorreta, uma vez que a fragmentação do conhecimento impede o conhecimento da realidade que nos envolve, visto que o mundo não é fragmentado.
Daí, surge a importância da interdisciplinaridade, um conceito oposto que permite que diferentes perspectivas de mundo contribuam para uma mesma lógica de compreensão do mundo, favorecendo o conhecimento integral.
marcinhasilva42:
Obrigado.
respondido por:
28
Resposta:
I e III, apenas
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás