• Matéria: Filosofia
  • Autor: joyceveiga
  • Perguntado 9 anos atrás

1)"Giges, encontra por acaso uma caverna onde jaz um cadáver que usava um anel. Quando Giges enfia o anel no próprio dedo, descobre que esse o torna invisível. Sem ninguém para monitorar seu comportamento, Giges passa a praticar más ações - seduz a rainha, mata o rei e assim por diante. Essa história levanta uma indagação moral: algum homem seria capaz de resistir à tentação do mal [...] se soubesse que seus atos não seriam Qual das alternativas abaixo corresponde a uma correta interpretação do "Mito do anel de Giges"?
a)O mito propõe uma reflexão sobre as verdadeiras razões que nos levam a determinados comportamentos (éticos ou antiéticos).

b)O mito nos leva a refletir sobre a importância de uma "competitividade saudável" dos homens em sociedade. Mesmo em questões éticas somos competitivos.

c)O mito fala sobre a importância da aprovação social. Mesmo na vida ética as aparências e a luta pela sobrevivência são fundamentais.

d)O mito apenas simboliza a diferença entre ética e moral. Ético seria não usar o anel em seu próprio benefício, moral seria agir de acordo com o conveniente no momento.

2)Em sua obra A República o filósofo Platão nos conta um mito segundo o qual pessoas vivem acorrentadas dentro de uma caverna desde crianças. Lá contemplavam apenas sombras do que existia efetivamente no mundo real (fora da caverna). Então o filósofo pergunta: o que acham que ocorreria a estes indivíduos se pudessem sair da caverna e ver o mundo real? Este mito nos faz refletir sobre a relação entre o real e o aparente também no mundo atual: que coisas são reais e que coisas são fictícias? A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Existe vida após a morte? Devemos ser éticos visando uma recompensa em outro mundo ou por respeito às pessoas com quem convivemos?
Qual das alternativas abaixo corresponde a uma correta interpretação do "Mito da Caverna"?

a)Vivemos no mundo verdadeiro, mas há um outro mundo, da fantasia, das ilusões, que serve de modelo para este mundo real.

b)O mito retrata a realidade política e social da época. Os prisioneiros seriam os escravos, que poderiam reivindicar uma posição social mais favorável.

c)A saída da caverna representa um choque para os que lá habitam por muito tempo. Por isso devemos respeitar seus costumes e deixá-los em paz.

d)O mito retrata a diferença entre o mundo das aparências sensíveis (ilusões, erros, etc) e o mundo supra-sensível (da verdade, do Bem). 

3)"Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta do outro como um "outro eu" é fundamental para superar o egocentrismo"Assinale a alternativa que mostra claramente a diferença entre "autonomia" e "heteronomia".

a)Autonomia: atitude do indivíduo que age apenas de acordo com suas próprias regras, uma vez que é livre. Heteronomia: indivíduo que depende da sociedade para agir, mas não tem clara consciência disso. É dependente e inconsciente.

b)Autonomia: atitude daquele que não precisa ter uma posição crítica diante das regras sociais e age de forma autônoma. Heteronomia:atitude daquele que age de acordo com a moral de seu grupo social.

c)Autonomia: atitude do indivíduo que, pelo exercício racional e crítico, tornou-se realmente um sujeito moral autônomo; Heteronomia: atitude da pessoa que age segundo influências externas, sem questionar as regras impostas.

d)Autonomia: atitude daquele que, mesmo vivendo em sociedade é capaz de praticar seus atos sem o auxílio dos outros. Heteronomia:atitude daquele que, embora não seja capaz de agir sem o auxílio dos outros, sempre age de forma ética.



Respostas

respondido por: rodbalves
5
SEGUEM RESPOSTAS:
1 A
2 D
3 C
4 B
5 A




carooldamacena: 1 -A
carooldamacena: 2-B
Perguntas similares