Respostas
Democracia Grega:
A democracia (demo = povo e kracia = governo) tem origem na Grécia antiga, mais especificamente em Atenas, porém não eram exatamente como o nome dizia,pois nem todos participavam, apenas homens atenienses, maiores de idade, sendo assim mulheres, estrangeiros, crianças e escravos (90% da população) eram excluidos do processo, tornando a democracia bem limitada.
Características: Todo cidadão ateniense tinha por direito de se filiar a uma determinada tribo que ele ajudaria a eleger seus representantes políticos no governo central. A Bulé ou Conselho de Quinhentos era o órgão legislador mais importante porque dividia as funções antes controladas pelo Areópago ateniense controlado pelos aristocratas. Também tinha a Eclésia que foi a constituição mais ampla onde os cidadãos podiam aceitar e rejeitar as leis feitas pela pelos legisladores. E por último tinha a Helieu que era composto por juízes que julgavam os cidadãos seguindo as leis escritas.
Democracia Romana:
foi um período da história da civilização romana que durou 500 anos, de 509 a.C. a 27 a.C. quando foi governada por senadores e magistrados.
Durante este tempo, Roma organizou suas instituições e realizou importantes conquistas militares que lhe garantiu o domínio do Mar Mediterrâneo.
- Domínio da política exercido pelos patrícios (donos de terras);
- Através do controle do poder e das instituições políticas, os patrícios buscavam sempre se beneficiarem;
- Sociedade escravista;
- Voto baseado em rendas (censitário);
- Ausência de democracia, pois embora os plebeus pudessem votar, o poder político dos patrícios era superior já que tinham muito mais renda;
- Sociedade hierarquizada composta por: Patrícios (minoria com domínio político e econômico); equestres (comerciantes); plebeus (homens livres); clientes (agregados dos patrícios); escravos (maior camada social);