• Matéria: ENEM
  • Autor: masterbr7225
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo VASCONCELLO e GARCIA, A necessidade da atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Existem alguns bens que o mercado não consegue fornecer (bens públicos); logo, a presença do Estado é necessária (é a função alocativa). O sistema de preços, via de regra, não leva a uma justa distribuição de renda, daí a intervenção do Estado (função distributiva). Finalmente, o sistema de preços não consegue se autorregular, e, por isso, o Estado deve atuar visando estabilizar tanto a produção como o crescimento dos preços (função estabilizadora). VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 275. Dos projetos abaixo, qual pode ser considerado uma ação simultaneamente distributiva e estabilizadora?

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
33

Um exemplo de projeto que pode ser considerado simultaneamente uma ação distributiva e estabilizadora é o Bolsa Família. Pois realiza uma importante contribuição de renda para as famílias que se encontram marginalizadas pelo sistema de distribuição de preços e formação de renda.

O Bolsa Família possui uma ação estabilizadora devido ao fato de aumentar a renda das famílias ao estimular também o consumo, que alimenta o sistema de preços.

Bons estudos!

respondido por: brunaluelly
31

Resposta Correta:

Projeto Bolsa Família.

Feedback da resposta: Resposta certa. O projeto Bolsa Família fornece as famílias as condições mínimas para sobrevivência. Dessa forma, é distributiva; por outro lado, em muitas regiões do país é responsável pela manutenção da economia local, sendo, dessa forma, estabilizadora.

Perguntas similares