Respostas
Resposta:
1º- Floresta:
As florestas são ambientes com grande quantidade de árvores, nos quais as copas se cruzam e formam um "teto" verde. As florestas tropicais são os ecossistemas terrestres mais ricos em biodiversidade do planeta. Por isso, elas representam ecossistemas altamente complexos devido às inúmeras relações ecológicas existentes. No Brasil, destacam-se a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
2º- Deserto:
Os desertos são ambientes secos, com baixos índices de chuvas e de clima quente e árido. A vegetação desse ecossistema consiste de gramíneas e arbustos, distribuídos espaçadamente. Muitas plantas do deserto são xerófitas, adaptadas ao ambiente seco e com capacidade de evitar a perda de água. Entre os elementos da fauna encontram-se répteis, insetos e alguns roedores.
3º- Pradarias:
As pradarias são ecossistemas existentes em planícies e cobertos por vegetação herbácea. As plantas mais altas podem atingir até 2 metros de altura. A fauna da pradaria é composta por aves, mamíferos, repteis e insetos. No Brasil, um exemplo de pradaria é o Pampa que ocorre no Sul do país.
4º- Savanas:
As savanas são ecossistemas que ocorrem em clima tropical, com uma estação seca e outra úmida. A vegetação é predominantemente herbácea e as árvores existentes encontram-se distantes uma das outras. Um exemplo de savana brasileira é o Cerrado.
Explicação: Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitadas por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região.
O ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos, ou seja, a integração entre os fatores bióticos e abióticos.
Resposta->
Florestas: As florestas são ambientes com grande quantidade de árvores, nos quais as copas se cruzam e formam um "teto" verde.
Desertos: Os desertos são ambientes secos, com baixos índices de chuvas e de clima quente e árido.
Pradarias: As pradarias são ecossistemas existentes em planícies e cobertos por vegetação herbácea.
Savanas: A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos.