tempo geológico , identifique entre quais períodos ocorreram as transformações evidenciadas nas camadas do cânion
Respostas
Resposta:
Os cânions são formas de relevo que apresentam vales profundos, abrangendo grandes áreas e exibindo belas paisagens com exuberantes morfologias geológicas.
Explicação:
Os cânions, apesar de constituírem uma paisagem aparentemente impactante, formam-se a partir de um lento processo de transformação geomorfológica do extrato superficial da Terra. Trata-se, basicamente, da combinação dos agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo. Esses últimos são os mais preponderantes em seu processo constitutivo.
Para entender a formação dos cânions, primeiro é preciso compreender a importância da água na modelagem do relevo, dos solos e das rochas. Por onde a água corre, ficam as marcas; onde a água bate, as rochas desgastam-se e transformam-se em pequenas partículas, os sedimentos, a exemplo da areia da praia ou a poeira. Vale lembrar que esse processo é muito lento, levando milhares de anos para efetuar-se.
É como diz o ditado: “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura!”. O que acontece, no caso dos cânions, é que a água dos rios vai lentamente desgastando a superfície e abrindo um “buraco” por onde ela passa. Com o tempo, esse “buraco grande” transforma-se em um vale, que vai ficando cada vez mais profundo, formando os cânions.
Nas Ciências da Terra, chamamos isso de erosão geológica, pois leva um tempo geologicamente grande para concretizar-se, além de ser um processo natural sem a intervenção humana.