oráculos eram muito populares entre os gregos transmitiram as mensagens dos deuses do Brasil adivinhações ou previsões do Futuro fazem parte da cultura e religiosidade populares tente relacionar os aspectos positivos e negativos dessas práticas
Respostas
Resposta:
Em relação ao filme "300" o povo do Oriente é retratado como bárbaro "do mal", inferior. Seria uma luta do Oriente versus Ocidente, tanto no âmbito concreto como das ideias, trata do conceituou como "Orientalismo" o modelo idealizado de Oriente construído, ao longo do tempo e em diferentes épocas.
A maioria dos relatos sobre o Oriente foram os ocidentais que construíram atribuindo-lhes valores e características muitas vezes distorcidas que foram alimentadas por europeus e americanos utilizando vários recursos para atingir o maior número de pessoas possíveis.
O filme "300" não é um documentário com pretensões de reconstruir a história mas, pelo que pesquisamos, não distorceu de forma absurda os acontecimentos que o inspiraram. Adaptação de uma história em quadrinhos de Frank Miller, "300" diz respeito a batalha de Termópilas, ocorrida em 480 a. C., entre Gregos e Persas, relatado anteriormente pelo historiador grego Heródoto (484 - 425 a. C.)
A batalha ficou famosa pelo heroísmo dos gregos, sobretudo pelo senso de dever sacrificio coletivo pelo seu território, por valores políticos e ideológicos. A sociedade espartana era altamente militarizada, sendo o serviço militar, um dever cívico desses cidadãos. Mas a sociedade grega não foi somente erguida em cima de grandes batalhas, foi também revolucionária, para a época e influenciou o mundo ocidental de forma significativa, em vários campos: no campo cultural quanto à literatura, arte e o teatro, na filosofia, nos fundamentos da ciência moderna, na política, com a democracia.
Foi um grego e não um persa que escreveu sobre as guerras médicas, segundo o historiador grego Heródoto, que relatou a história bem depois do acontecido. Um pequeno exército de gregos tentou impedir que um exército persa mais numeroso invadisse a Grécia, mesmo perdendo para os persas os gregos conseguem abrir caminho para a vitoria.
Os persas eram do Oriente o império mais forte, donos de um imenso território que tempos depois é conquistado por Alexandre, o Grande, mas vem a se tornar concorrente dos romanos.
Na época da batalha de Termópilas, a Grécia estava dividida em pequenos Estados independentes ou cidades-estados, como: Atenas, Esparta e Tebas. A Pérsia, atual Irã, dominava um poderoso império no Oriente Médio, sob a liderança do rei Xerxes l e invadiram a Grécia para ampliar seu território.
Explicação: