Respostas
Resposta:
Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os leitores interessados em determinado assunto.
Ambos os conteúdos são produzidos por um profissional jornalista.
Explicação:
Estrutura da notícia
Por ser um trabalho feito em pouco tempo, para escrever, gravar ou filmar uma notícia, é necessário estar atento a uma estrutura básica, o que guia o público entre os fatos. Cada mídia tem seu próprio tipo de estrutura, mas todas seguem basicamente um padrão comum.
É necessário ter um título, que deve passar a ideia de imediatismo da questão. Ou seja, quem ler, ouvir ou ver uma notícia deve conseguir ter ideia pelo título do conteúdo de que é um fato realmente recente.
Após, é necessário abrir o texto com o que os jornalistas chamam de lide.
A palavra "lide" vem do inglês lead, que significa liderar em português. Em uma notícia, serve para que o leitor ou espectador tenha uma visão geral dos acontecimentos já no primeiro contato com o conteúdo.
Para um lide completo, o material precisa responder a seis perguntas:
O quê?
Quem? (Sujeito)
Quando?
Onde?
Como?
Por quê? (Se possível)
Estrutura da reportagem
O objetivo de uma reportagem é apresentar diversas versões de um mesmo fato ou tema, garantindo ao leitor que forme e tenha a própria opinião sobre o assunto.
No entanto, por ser um conteúdo mais trabalhoso de ser feito, não há uma estrutura rígida para a reportagem, sendo baseada no bom senso do repórter.
Como todo material jornalístico, é crucial que haja um título.
O jornalista ou editor de um veículo de comunicação impresso pode optar também por um subtítulo, que traz mais informações sobre o que consta na reportagem e serve para chamar a atenção do leitor, despertando curiosidade.
No restante, ao apresentar um lide respondendo às seis questões da notícia, o repórter irá se desdobrar em cada uma delas para apresentar várias versões do mesmo acontecimento.
Para isso, a apuração dos fatos é a mais cautelosa possível, muito mais profunda, uma vez que a reportagem pode criar uma opinião na mente do leitor.