• Matéria: Ed. Física
  • Autor: richergallo
  • Perguntado 7 anos atrás

me ajudem é para amanhã (Religião/educaçãofísica) quais temas estás duas disciplinas tem em comum? ​

Respostas

respondido por: alexandrejr19
2

Resposta:

Eles não participam porque a religião deles não permite”. Diante desta constatação, me senti motivado a pesquisar mais a respeito das religiões e suas influências nas aulas de Educação Física.

Quando falamos em Educação Física no âmbito escolar, devemos levar em consideração o conceito colocado pelo Coletivo de Autores (1992, p. 50) que diz:

Educação Física é uma pratica pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.

Tendo este conceito como base, partimos do pressuposto de que a Educação Física escolar não trata apenas de jogos e esportes, mas sim do estudo da cultura corporal e para isto, algumas abordagens são necessárias nessas aulas para que o aluno venha a se apropriar da cultura. Para se ensinar Educação Física, é indispensável que exista na metodologia do professor em algum momento a contraposição de saberes dos alunos e muitas vezes se torna obrigatório a quebra de alguns paradigmas incutidos em sua cultura. Para o Coletivo de Autores (1992, p. 32) o confronto do saber é: “fundamental para a reflexão pedagógica. Isso porque instiga o aluno, ao longo de sua escolarização, a ultrapassar o senso comum e construir formas mais elaboradas de pensamento”.

O intuito, portanto, é realizar uma pesquisa com a finalidade de compreender a influência da religião nas aulas de Educação Física escolar.

O objetivo da pesquisa é buscar compreender quais os motivos e/ou causas da não participação nas aulas de Educação Física por alunos que freqüentam igrejas em função dos dogmas religiosos impostos.

Para a realização do trabalho, fizemos uma revisão bibliografia do assunto. Esta revisão consistiu em uma busca dos mais variados segmentos religiosos, a fim de conseguir mapeá-los.

A revisão fizemos a leitura do livro “O Livro das Religiões” de Gaarder et al (2001), que trata da história das religiões, trazendo suas origens, fundadores e distribuição geográfica destas. Fizemos uma busca de artigos que falassem sobre a relação da cultura corporal e determinadas religiões para que pudéssemos desenvolver a discussão a seguir.

1. Conceito de religião

O conceito de religião tem origem no termo latim religare que tem o significado de religação e refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. Ximenes (1954, p. 805) define religião como: “crença na existência de força(s) sobre-humana(s), criadora(s) do Universo”. Ou ainda como: “cada um dos vários sistemas organizados que se baseiam nessa crença, e que possuem doutrinas e rituais próprios”.

Marx (apud Hainchelin, 1963, p.14) define a religião como: “o suspiro da criatura acabrunhada pela infelicidade, a alma de um mundo sem coração, assim como é o espírito de uma época sem espírito. É o ópio do povo”.

Sabemos que existem inúmeros segmentos religiosos, e que para cada religião existe uma crença diferente, ou com detalhes diferenciados. Cada religião traz consigo elementos dogmáticos, elementos estes que se apresentam carregados de significados que precisamos entender para que esse trabalho possa ser compreendido.

1.1. As religiões

A seguir traremos breves definições sobre as diferentes religiões existentes, levando em consideração as regiões onde surgiram, as crenças, regiões onde estão instaladas dentre outros aspectos.

Para esta tarefa, utilizaremos como base “O Livro das Religiões” de Gaarder et al (2001).

Explicação:

espero ter ajudado se possível me segue ai.✌️

Perguntas similares