Qual a diferença entre a noção de alienação presente no
senso comum e a noção propriamente sociológica do termo?
Respostas
A principal diferença entre a noção de alienação presente no senso comum e a noção sociológica é o grau de precisão do termo.
No senso comum, "alienação" pode querer dizer uma série de coisas, as vezes excludentes, de modo que o termo é usado de forma pouco precisa e confusa. Diz-se, por exemplo, que quem adota determinadas ideologias políticas é "alienado", ou que quem não frequenta a escola é "alienado", assim como é "alienado" quem não lê, sendo impossível determinar exatamente o que o termo quer dizer.
Já na perspectiva sociológica há um uso preciso, de modo que alienado é todo sujeito que é separado daquilo que produz ou que é transformado em produto pelas necessidades econômicas da sociedade em que está inserido.
Resposta:
Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como "normais", sem depender de uma investigação detalhada para se alcançar verdades mais profundas, como as científicas
Sociologia é a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.[1][2][3][4][5] Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia