O fermento ou levedura é um fungo que pode fazer a respiracao aeróbica ou anaeróbica(fermentação) da glicose, dependendo da presença ou ausência de oxigênio no ambiente. Na respiração aeróbica, a glicose é transformada em 6 moléculas de gás carbônico e 6 moléculas de agua, e na transformação ela é transformada em 2 moléculas de álcool etílico e 2 moléculas de gás carbônico. Em qual das duas situações o fungo consome maior quantidade de moléculas de glicose para manter a mesma atividade? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Já se perguntou como a levedura fermenta o malte na cerveja? Ou como seus músculos trabalham com pouquíssimo oxigênio quando você faz um exercício pesado ?
Ambos esses processos podem ocorrer graças a vias de degradação da glicose alternativas que ocorrem quando a respiração celular normal, que requer oxigênio (aeróbica), não é possível—isto é, quando o oxigênio não está presente para atuar como um aceptor ao fim da cadeia transportadora de elétrons. Essas vias de fermentação consistem na glicólise com algumas reações extras adicionadas ao final. No fermento, as reações extras produzem álcool, ao passo que em seus músculos produzem ácido lático.
A fermentação é uma via bastante difundida, mas não é a única maneira de conseguir energia de combustíveis anaerobicamente (na ausência de oxigênio). Alguns sistemas vivos, ao contrário, usam uma molécula inorgânica diferente do \text {O}_2O
2
O, start subscript, 2, end subscript, tais como o sulfato, como aceptor final da cadeia transportadora de elétrons. Esse processo, chamado respiração celular anaeróbica, é realizado por algumas bactérias e arqueobactérias.
Neste artigo, vamos examinar de perto a respiração celular anaeróbica e os diferentes tipos de fermentação.
Explicação: