Quando você vai à praia, já deve ter observado que as ondas sempre "quebram de frente", ou seja, chegam com velocidade perpendicular à orla. Isso acontece porque, na medida em que se aproximam da beira da praia, reduzem sua velocidade de propagação e, consequentemente, seu comprimento de onda, deixando suas cristas mais próximas e provocando a mudança da direção do seu movimento.
O fenômeno ondulatório que explica essa situação e o motivo pelo qual a velocidade da onda é menor próximo à orla da praia são, respectivamente,
A)reflexão e a profundidade do mar é menor junto à beira da praia.
B)reflexão e a densidade da água do mar é menor junto à beira da praia.
C)refração e a profundidade do mar é menor junto à beira da praia.
D)refração e a densidade da água mar é menor junto à beira da praia.
E)reflexão e a profundidade do mar é menor junto à beira da praia.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra C
Explicação:
O fenômeno que explica a mudança da velocidade de uma onda e consequente mudança do comprimento de onda e direção é a refração.
As ondas do mar ficam mais lentas conforme se aproximam da orla porque o índice de refração da água diminui conforme a onda se aproxima da praia. Isso acontece porque a profundidade do mar vai diminuindo, "disponibilizando" menos água para a onda que, no caso, é mecânica, o que significa que, quanto menos meio material pra se propagar, menor sua velocidade.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás