• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mikaela1848
  • Perguntado 7 anos atrás

Para as teorias com base na cognição artística da criança, os seus desenhos são considerados resultantes da compreensão que têm do mundo e das expressões de seu desenvolvimento intelectual. Daí a idéia de que a criança, como sujeito ativo, desenha o que sabe, o que ela conhece de si própria e do mundo ao seu redor, e não apenas o que ela vê. De acordo com o pensamento cognitivista, a criança vai desenvolvendo conceitos à medida que vai crescendo e adquirindo novas experiências (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 67).
 
Os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisas diferentes de sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir e sente os outros existirem (PORCHER, 1982, p. 108).

A prática do desenho é muito importante para a criança na Educação Infantil e tem, como objetivo, a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para a criança em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem (BORGES; CLAUSS, s/d. p.1).
 
Considerando as citações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre artes visuais: expressão, comunicação e formas de pensar o desenho, no ensino fundamental, disserte sobre a importância do desenho para a expressão e o desenvolvimento da criança.



Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

O desenho é a forma de expressão mais importante para as crianças, uma vez que representa a liberdade de expressão, assim como a criatividade é estimulada, por meio dos desenhos.

Além disso, representa uma excelente ação de desenvolvimento cognitivo e psicomotor, devendo ser orientada pelos educadores, para que possam extrair ao máximo destas ações, essenciais para um desenvolvimento íntegro infantil.

Perguntas similares