Respostas
Resposta:1)
Em desacordo com o liberalismo clássico, a teoria criada por John Keynes postulava que era obrigação do Estado intervir tanto na economia, quanto em qualquer outra área necessária, uma vez que sua prioridade deveria ser a vantagem social geral e, a partir desta, o Estado se responsabilizaria e se envolveria mais nos investimentos econômicos.
2) Levando em consideração a globalização da economia e consequente existência de diversas empresas estrangeiras no Brasil, é notável que a economia dos mercados globais resulta em crise no Brasil.
Este controla uma fração relativamente pequena do mercado, de tal forma que caso haja uma mudança drástica na economia mundial por causa das consequências econômicas dos países desenvolvidos, o Brasil teria que se readaptar ao novo quadro, não sendo, assim, totalmente livre, apresentando uma postura mais reativa do que ativa.
3) O neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que, assim como o liberalismo clássico, possui como pressuposto central a mínima participação do Estado no mercado. De acordo com tal política, o mercado se auto-regularia, determinando, assim, os caminhos que a economia tomaria, gerando um crescimento econômico e social no país.
Entre as características do neoliberalismo, citam-se privatizações de empresas estatais, redução das medidas protecionistas à economia, abertura a empresas multinacionais, baixa interferência do Estado no mercado de trabalho, aumento da produção e diminuição de impostos cobrados de forma desregrada.
Espero ter ajudado ;)