Reflita sobre o texto a seguir:
“A arte literária, de marcas essencialmente humanas, sustém um compromisso dos mais profundos, visto que, além do entretenimento que deva e possa proporcionar, quanto mais sério o seu suporte ideológico, mais ela se constitui em fonte de reflexão e acréscimo ao intelecto e à sensibilidade, conduzindo à participação e ao engajamento. Sua função [...] deve encerrar duas outras finalidades simultâneas – estética e humana – visando a acordar no homem o sendo do belo, e integrá-lo no todo do universo. Nestes termos, ela lhe abre horizontes, porquanto extrai dele a matéria-prima de onde parte (é estéril a escritura que se reduza a um questionamento em torno de si mesma, sem implicações, mesmo que não explícitas, com a realidade humana) e onde chega, para colocá-lo diante de si próprio e despertar-lhe a criatividade, o espírito crítico e emoções profundas. O homem, normalmente, é objeto e objetivo da arte, em especial a literária; por isso ela sempre favoreceu meios de preparação da humanidade, sendo instrumento auxiliar no aprofundamento da dimensão psicológica, social, histórica, existencial do homem, além de preparar-lhe uma tomada de posição individual e permitir-lhe entrar em sintonia com causas primeiras e últimas, com a essência das coisas criadas; ele atinge, por esse caminho, as suas origens no reconhecimento da imagem do ser criado e do criador, incluindo-se, também, o espectador que penetra na obra criada, para dar-lhe um sentido, integrando-se, assim, à criação artística e participando dela na condição igual a de um artista, de um recriador.”
Fonte: RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil e juvenil. Relatos de experiência na escola. Belo Horizonte: Comunicação, 1983. p. 48.
Levando em consideração as palavras da autora e seus estudos sobre a literatura, analise as seguintes afirmações.
I. A literatura coloca a linguagem em primeiro plano, fazendo uso da conotação, ou seja, a linguagem literária se diferencia da linguagem usada cotidianamente por explorar seus limites e suas possibilidades.
II. A literatura é ficção, isto é, os fatos representados são recriação do artista, embora haja nessa recriação reflexos e influências do tempo e do contexto nos quais se insere o autor.
III. A literatura é um objeto estético porque desperta a sensibilidade, contém em si o Belo e não apresenta uma função utilitária aparente.
Pode(m)-se considerar CORRETA(S):
A)
Apenas II e III.
B)
Apenas I e III.
C)
Apenas I e II.
D)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
1 e 3................
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás