Respostas
Resposta:
As entradas e bandeiras foram expedições de desbravamento territorial, que ocorreram no Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII.
Diferenças entre entradas e bandeiras
1.
- As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil.
- As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
2.
- As entradas tinham como objetivo principal fazer o mapeamento do território brasileiro, principalmente da região interior. Estas informações eram enviadas a Portugal, com objetivo de aumentar o conhecimento e viabilizar a colonização do interior do Brasil.
- As bandeiras tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas.
3.
- As entradas também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores.
- As bandeiras atacavam missões jesuíticas, capturando índios, que seriam comercializados como escravos.
4.
- As entradas eram compostas, em sua maioria, por soldados portugueses e brasileiros (a serviços das províncias).
- Já as bandeiras eram lideradas por paulistas chamados de bandeirantes e tinham em sua composição familiares, agregados, brancos pobres e mamelucos.
Resposta: Se for uma questão de múltiplas escolhas. A alternativa correta
e a: E
- Organizadas e financiadas, respectivamente, pela coroa Portuguesa e por particulares, em busca de metais preciosos, do apresamento de indígenas e da efetivação da posse das terra por colonizadores portugueses.
Explicação:
- As “Entradas” foram às expedições oficiais organizadas e financiadas pela Coroa portuguesa que, via de regra, respeitava os limites do Tratado de Tordesilhas.
Elas tinham como prioridade realizar o mapeamento do território recém descoberto e viabilizar sua colonização além do litoral.
Elas também deveriam descobrir a existência de ouro e pedras preciosas, bem como atuar no combate aos povos indígenas que resistiam ao colonizador e aos invasores europeus, principalmente os holandeses.