• Matéria: Contabilidade
  • Autor: DiegoBrito10
  • Perguntado 7 anos atrás

Um dos maiores problemas dos sistemas de custeio consiste na alocação dos custos indiretos (variáveis ou fixos) aos produtos, especialmente no custeio por absorção. Em processos de tomada de decisão, muitas vezes, os custos fixos rateados de forma imprecisa levam a decisões inadequadas, como o corte de produtos lucrativos ou mesmo o corte inadequado de produtos deficitários.

Em outras palavras, o fato de empregar a análise da lucratividade com base no custeio por absorção e empregando rateios arbitrários causa grande distorção nas informações obtidas, e pode levar a conclusões e atitudes equivocadas.

Com base na situação apresentada, o que é possível reconhecer como solução para o problema? Há um outro método de custeio que consegue retirar a distorção causada pelos custos fixos? Se sim, qual esse método e suas utilidades? Comente o que você considera a respeito disso com base em seu conhecimento.

Respostas

respondido por: Danas
8

É o custeio por absorção, ele absorve todos os custos para o seu calculo, o que impede que se defina a margem de contribuição de cada produto, porém, remove a distorções criadas pelos custos fixos de produção.

Nesse método, todos os custos são somados e rateados entre todos os bens e serviços produtivos dentro da empresa, distorcendo um pouco o custo real de cada produto, porém, evita que haja distorções.

Diferente de outros custeios, como o custeio variável, que envolve o custo de produção de cada unidade, o que pode gerar distorções no custo fixo.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares