1. Em se tratando de algoritmos, sabemos que são conjuntos de instruções usadas para resolver determinados problemas. Dentro dos algoritmos temos diversas estruturas, e podemos dizer assim, vetores e matrizes mudam o conceito de simples de variável.
Vetores e Matrizes são variáveis compostas e homogêneas, sendo a primeira unidimensional e a segunda n-dimensional. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As variáveis possuem o mesmo tipo, mesmo nome e o que distingue cada elemento é um índice, que é a sua localização dentro da estrutura.
Porque
II. O número da posição de um elemento que está entre colchetes [], damos o nome de índice, que deve ser sempre um valor inteiro.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
Podemos observar que a importância das matrizes é enorme no mundo da programação , desse modo é importante entendermos o funcionamento delas para que assim programemos melhor .
A alternativa que corresponde corretamente para com a questão proposta está disposta na letra b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Assim sendo , assinalamos como correta a letra b)
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: A asserção I é uma proposição correta, pois em um vetor, ou array, as variáveis possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, uma variável X sendo um vetor com tamanho 10, poderá armazenar 10 dados, sendo que cada dado deve possuir o mesmo tipo, inteiro por exemplo. A asserção II é uma proposição correta, pois para cada variável do tipo vetor, possuirá o mesmo tipo de dados e o mesmo nome. Para acessarmos cada elemento de um vetor, devemos nos utilizar de índices, que é o que irá distinguir cada elemento, sendo encontrado entre colchetes, e o índice sempre sendo um valor inteiro.