Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
A) A assinatura do tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pala corrida armamentista
B) o revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorene para Alemanha.
C) a deposição do czar da Revolução Russa provocou de volta a reação dos demais países europeus.
D) em 28/06/1914 ou arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terrorista intitulado "mão negra"
E) o forte temor dos Estados Unidos sem perder seus investimentos na Europa devido a ascensão da Alemanha.
Respostas
O fato que serviu como estopim para a deflagração da Primeira Guerra Mundial foi o atentado cometido em Sarajevo contra o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando. O grupo terrorista "mão negra" realizou o atentado em favor de sua bandeira naquele momento - a independência da Sérvia do Império Austro-Húngaro e a criação da Grande Sérvia, como uma nação soberana. É importante salientar que a cultura nessa região era de predominância eslava, tendo como consequência natural as tensões com uma potência ocupante, cuja etnia majoritária era a germânica.
Portanto, a resposta é a letra D).
O estopim para que a Primeira Guerra Mundial, que durou durante os anos de 1914 até 1918 foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, então, a alternativa correta é letra D.
O assassinato revoltou a população e ao estado, assim, declararam a Primeira Guerra Mundial, que foi um conflito que ceifou a vida de inúmeras pessoas.
Francisco Ferdinando e sua duquesa foram mortos por uma organização nacionalista terrorista, que queria a independência da Sérvia, no entanto, acabou se tornando um grande conflito.