Respostas
Resposta:
As plantas sempre estiveram sob a influência dos astros. O Sol e a Terra levam um ano para completar o movimento de translação. A aproximação da Lua repercute negativamente na agricultura.
Explicação:
Por mais que seja uma prática antiga, ainda não se tem registros precisos sobre o início do uso da astronomia na agricultura. Mas o professor conta que esta técnica teria surgido com os egípcios e hebreus há mais de quatro mil anos. Esses povos consideraram os deslocamentos das estrelas para cultivar a terra. Segundo o professor Batista, as estrelas podem ser fixas e não-fixas. “Nesta última classificação estão os planetas do sistema solar”. Assim, ele explica que é possível verificar, com os movimentos dos astros, as mudanças e os movimentos que influenciam o desenvolvimento dos vegetais.
“As plantas sempre estiveram sob a influência dos astros”, diz o professor. Utilizar a técnica astronômica consiste, basicamente, em fixar os olhos no céu e as mãos na terra e acompanhar o desenvolvimento das plantas. Para cada movimento dos astros, é possível adequar uma prática da agricultura, tais como podação, plantio, colheitas e transplantes. Um dos outros objetivos do uso da Astronomia Agrícola consiste em evitar anomalias nos vegetais e ter uma maior resistência ao ataque de pragas naturais como formigas.
Segundo o professor, quando um agricultor planta em qualquer momento e fase da Lua, sem um acompanhamento do uso da Astronomia, pode verificar diversas alterações nas plantas, podendo variar a quantidade de folhas, frutos, altura do vegetal e na dificuldade de fixação da planta ao solo. A explicação para esta influência consiste na aproximação e nos movimentos feitos pela Lua. O Sol e a Terra levam um ano para completar o movimento de translação. Já a Lua, faz esse mesmo movimento numa média de 28 dias.