• Matéria: História
  • Autor: neuhaushenrique
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Cite as principais características do governo totalitário e quatro países europeus que se adotaram esse sistema de governo.
2) O que foi a Guerra Civil Espanhola? Que países participaram? Como terminou?
3) Qual a situação da Alemanha após a grande Guerra?
4) Explique as seguintes características do Nazismo: antissemitismo, espaço vital, gestapo, SS.
5) Qual a relação da Política do café com leite e a Revolução de 1930?
6) O que foi o Plano Cohen?
7) Qual o contexto foi feito o Golpe de estado de 1937?
Quais as principais características da constituição de 1937? Como foi apelidada, por quê?
9) O que foi Aliança Nacional Libertadora? O que defendia?
10) O que foi A Intentona Comunista?
11) O que era Ação Integralista Brasileira (AIB)? O que defendia?

Respostas

respondido por: brunildaagt
2

Resposta:

1) culto ao líder, nacionalismo extremado, anticomunismo, antiliberalismo, militarismo, expansionismo, forte controle da nação pelo Estado e unipartidarismo.

2) Tudo começou quando, na Espanha, a vitória eleitoral da esquerda permitiu a formação de uma governança comandada pelos socialistas. a extrema direita, liderada pelos setores militares, prontamente reagiu e , sob as ordens do general Franco, destituiu e dissolveu o parlamento de maioria esquerdista.

Os socialistas, com o apoio de social-democratas e até mesmo dos anarquistas, organizaram-se eme resposta armada que acabou consolidando um cenário de guerra civil, a Guerra Civil Espanhola, que tomaria conta da nação entre 1936 e 1939.

Durante esse período, os espanhóis tornaram-se "ratos de laboratório" dos países do Eixo que ali se intrometeram em favor do general Franco.

Durante uma dessas investidas a cidade de Guernica foi bombardeada. Apesar dos esforços e gritos contra a Guerra Civil Espanhola, a vitória dos fascistas foi inevitável.  

3) Era uma situação precária, pois haviam perdido a guerra, havia grande destruição e um enorme contingente de mortos. Além disso receberam sérias punições estabelecidas pelo Tratado de Versalhes, como o pagamento de uma alta indenização aos países vencedores.

4) O antissemitismo era a aversão e o ódio aos judeus, o espaço vital baseava-se na crença de que os alemães por serem superiores aos demais povos tinham direito a um espaço para o seu desenvolvimento ( essa crença incentivou o expansionismo alemão), a gestapo foi uma política secreta do Estado alemão e que foi administrada pela SS, a SS foi uma  tropa de proteção.

5) O Golpe de 30, responsável por colocar Getúlio Vargas no poder, significou o rompimento da política do Café com Leite.

6) Foi um documento elaborado pelos militares brasileiros com objetivo de simular, para efeitos de estudo, uma revolução judaico-comunista no Brasil.

7)O período autoritário que ficou conhecido como Estado Novo teve início no dia 10 de novembro de 1937 com um golpe liderado pelo próprio presidente Getúlio Vargas e apoiado, entre outros, pelo general Góes Monteiro. Para que ele fosse possível, foi preciso eliminar as resistências existentes nos meios civis e militares e formar um núcleo coeso em torno da idéia da continuidade de Vargas no poder. Esse processo se desenvolveu, principalmente, ao longo dos anos de 1936 e 1937, impulsionado pelo combate ao comunismo e por uma campanha para a neutralização do então governador gaúcho Flores da Cunha, considerado, por seu poder político e militar, um obstáculo ao continuísmo de Vargas e à consolidação de um Exército forte, unificado e impermeável à política.

O Estado Novo foi um período autoritário da nossa história, que durou de 1937 a 1945. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade de Getúlio Vargas à frente do governo central, tendo a apoiá-lo importantes lideranças políticas e militares. Para entender como foi possível o golpe, eliminando-se as suas resistências, é preciso retroceder ao ano de 1936.

Da Constituição de 1937 ⇒ ficou conhecida como Polaca

pode-se destacar que:

Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República;

Estabelece eleições indiretas para presidente, que terá mandato de seis anos;

Acaba com o liberalismo;

Admite a pena de morte;

Retira dos trabalhadores o direito de greve;

Permitia ao governo expurgar funcionários que se opusessem ao regime;

Previu a realização de um plebiscito para referendá-la, o que nunca ocorreu.

9)A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e anti-integralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista Brasileiro, os comunistas defendiam a tomada de poder pelo povo, indicando que a classe dos patrões seria desbancada.

10) O que foi a Intentona Comunista, contexto histórico, objetivos, causas, consequências, resumo, ANL. A Intentona Comunista foi uma revolta, ocorrida em novembro de 1935, liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas.

11) A AIB era a Ação Integralista Nacional, de orientação política fascista, os integralistas defendiam a propriedade privada.


neuhaushenrique: Obrigado!!
Perguntas similares