Respostas
Resposta:
Olá, espero com que a minha explicação possa responder a sua dúvida. Acompanhe meu raciocínio
Explicação:
Enquanto nos países ocidentais o domínio era da divulgação de produtos comerciais, na União Soviética a publicidade tinha um caráter social e político. E o mais importante: era quase sempre estatal.
Como nos países Ocidentais, também no Império Russo florescia a publicidade comercial até 1917: tabuletas, anúncios em jornais e revistas e cartazes. Mas tudo mudou após a Revolução de Outubro, que aboliu a propriedade privada e estabeleceu novas regras do jogo. A economia soviética era planejada e excluía por completo a concorrência. A publicidade comercial não fazia falta a uma economia assim, ela simplesmente não se encaixava no sistema.
Em compensação, se desenvolveu a publicidade social e a propaganda politica: na União Soviética, se prestava uma atenção exageradamente grande à ideologia e a tudo o que estivesse relacionado com ela. Como os exemplos embaixo:
Em compensação, se desenvolveu a publicidade social e a propaganda politica: na União Soviética, se prestava uma atenção exageradamente grande à ideologia e a tudo o que estivesse relacionado com ela. Como os exemplos embaixo: Decreto da Terra e o Decreto da Paz, um outro documento que poderia se chamar de ‘Decreto da Publicidade’.
Lênin assinava o decreto que criava o monopólio estatal sobre os anúncios. Anúncios impressos na imprensa periódica mediante pagamento era agora uma prerrogativa do Estado que só era possível em publicações do governo ou dos Sovietes dos deputados do povo. Isso travou imediatamente o livre fluxo da informação, a publicidade ficava assim sob o controle do Estado.
Espero ter ajudado, bons estudos.