Respostas
Suponha que você quer dissolver uma substância X em água, e que, na temperatura ambiente, o máximo que consegue dissolver dessa substância é 50 g.
Se você dissolver menos que 50 g na água, sua solução será insaturada. Ou seja, sempre que você ainda puder dissolver mais de uma certa substância numa mesma temperatura, sua solução é dita insaturada.
Se você dissolver exatamente 50 g na água, sua solução será saturada. Ou seja, sempre que você não puder dissolver mais de uma certa substância numa mesma temperatura, sua solução é dita saturada.
Se você dissolver mais que 50 g na água, sua solução será saturada com corpo de fundo, e toda a massa de substância além de 50 g se precipitará no recipiente, pois não pôde ser dissolvida.
Se você aumentar a temperatura até o ponto em que possa dissolver 60 g da substância, por exemplo, e então dissolver 60 g da substância, e depois a temperatura voltar a uma dissolução máxima de 50 g, terá criado uma solução supersaturada. Ou seja, sempre que você aumentar a temperatura de uma solução para poder dissolver mais substância nela, e depois abaixá-la, terá criado uma solução supersaturada.