12- Análise a tirinha a seguir:
Após o processo representado na tirinha, essas células terão funções bastante diferentes, porém elas continuarão idênticas quanto à sua
Respostas
a) A imagem trata de um tipo especial de célula, aquela conhecida como célula-tronco. Sua função principal é poder se transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano.
Nesse sentido, após a célula ter se diferenciado, ou seja, alterado toda sua estrutura interna e externa, ela será destinada em determinados locais do corpo e, portanto, terá funcionamentos distintos. No entanto, o que é comum à todas essas células é a presença do mesmo material genético (DNA).
R: Letra a)
Sobre as células representadas na tirinha é correto afirmar que elas continuarão idênticas quanto à sua: Alternativa a) Carga genética.
Todas as células de um organismo multicelular, como o humano, possuem a mesma informação genética, pois todas derivam, por mitose, de uma única célula, o zigoto, que é formado pela fusão do espermatozoide com o óvulo.
Esta primeira célula contém 46 cromossomos, 23 da mãe e 23 do pai. Todas as instruções para o desenvolvimento do zigoto estão nos genes desses cromossomos. Assim cada célula do corpo conterá cópias exatas dos 23 pares de cromossomos que a primeira célula continha.
A partir do momento da fecundação, o zigoto começa a se dividir, formando novas células, que se agrupam de maneira ordenada, dando origem aos diversos órgãos do nosso corpo com funções especializadas.
Há exceções a essa regra: um tipo especial de célula sanguínea, os linfócitos, perdem uma pequena porção do DNA durante o desenvolvimento do indivíduo, como parte de um programa que permite a adaptabilidade do sistema imunológico.