“Desconheço como vós, homens de Atenas,
fostes afetados por meus acusadores. Quanto a
mim, por pouco não perdi a noção da minha própria
identidade tal a persuasão com que discursaram. E,
no entanto, dificilmente haja uma única palavra
de verdade no que disseram. Das muitas mentiras
que disseram, uma especialmente surpreendeu-me
bastante, a saber, que deveis vos acautelar para não
serdes ludibriados por mim porque eu era um ora-
dor extraordinariamente hábil. [...] Se é isso que
querem dizer, concordo que eu seja um orador,
ainda que não no estilo deles, pois, como digo, há
pouco ou nada de verdadeiro no que disseram, en-
quanto de mim tudo que ouvireis será verdade." nesse texto, Sócrates defende-se de seus acusadores. sobre esse trevho, é possível dizer que
Respostas
O texto pertence a "Apologia de Sócrates", um monólogo no qual o pensador se defende das acusações de corromper a juventude e não crer nos deuses, feita por Anito, Meleto e Licon, representantes das classes dos políticos, poetas e oradores da cidade. É certo que só se pode falar em Sócrates como um personagem de Platão, já que ele mesmo nada deixou escrito.
Segundo o relato de Platão, Sócrates foi condenado à morte acusado de corromper a juventude, seja sua influência negativa sobre os jovens da época, e a impiedade, a descrença em relação aos deuses da cidade. Foram acusações formais, porém para o Sócrates platônico eram meros pretextos.
A verdade para Sócrates, o real motivo das acusações era a enorme raiva que as grandes personalidades públicas de Atenas tinham dele, pois Sócrates havia demonstrado publicamente, que todos aqueles homens que se consideravam grandes sábios eram, na verdade, ignorantes.
Bons estudos!
Resposta:
d)
Explicação:
manifesta a crítica socrática a um tipo de retórica que consiste em um discurso utilizado,sobretudo,para persuadir os interlocutores.