• Matéria: Filosofia
  • Autor: daianalogistica
  • Perguntado 7 anos atrás

5)Considere o texto abaixo:

"Em algumas regiões do semiárido brasileiro ocorre um fenômeno humano pitoresco a época das grandes secas, quando a falta de água afeta todos os aspectos de sobrevivência, as mulheres sobem o morro em procissão. Elas levam pedras na cabeça. Sao pedras de diversos tamanhos, escolhidas por elas mesmas, de acordo com a força ou o desejo de sacrificar-se. A subida é longa e o sol é intenso. O cansaço é intolerante. Quando chegam ao alto do morro, elas depositam as pedra nos pés de um cruzeiro.Fazem suas rezas, suplicando que Deus aceite suas pedras- seus sacrifícios - trocando as por chuva. A crença popular é que este ritual é capaz de sensibilizar a divindade, que fará chover e propiciara a vida novamente. De acordo com o pensamento marxista, esta atividade religiosa é praticada para compensar a miséria. Diante de situações de extrema pobreza, ao perceberem a incapacidade humana de resolver questões de grande monta, somente Deus poderia intervir" (lupi 2009). A partir desta pratica e da teoria de Marx, pode se concluir que:

A) A religião sustenta uma economia capitalista, pois leva o povo a se submeter aos sistemas exploratórios
B) A superação da religião é necessária para uma conquista politica de inclusão social dos mais pobres
C) as práticas religiosas não tem qualquer relação com o sistema econômico
D) as religiões operam seus rituais em todos os meios humanos, Ricos e Pobres tem necessidades diferentes, mas se igualam nas necessidades religiosas
E) praticas religiosas são necessárias para suprir as dificuldades instauradas pelo sistema econômico, que, incapaz de fazer superar as misérias, propicias e expansão de uma religião compensatória.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

A é falsa. A religião, embora participe do sistema de exploração, é apenas um elemento simbólico auxiliar, sendo a exploração mantida por outros meios.

B é verdadeira. Marx defendia que a religião era o "ópio das massas", de modo que para derrubar o capitalismo seria necessário derrubar também as superstições de natureza religiosa.

C é falsa, uma vez que o texto afirma o oposot.

D é falsa. Os ricos não sobem morros com pedras nas cabeças e nem rezam, para que não morram de fome, por chuvas.

E é falsa, pois Marx é contrário a estas práticas, vendo-as como perniciosas.

Perguntas similares