Os 10 erros mais comuns no gerenciamento de projetos.
A carga de estudo para se obter a certificação PMP (Project Management Professional) é alta e sempre focada em o que deve ser feito, além de apresentar as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Mas existe um ponto que nenhum curso preparatório para a certificação cita e que pode ser a causa raiz dos erros executados pelos gerentes de projetos, que é o que não fazer no gerenciamento de um projeto.
Aquela frase “A teoria na prática é outra” cai muito bem nesse assunto e o mundo ideal dos projetos está no Guia PMBOK, porém, na via real, com a enorme concorrência existente no mercado, o cenário muda completamente. Ainda assim, mesmo com essa concorrência, os erros podem ser evitados e é possível aplicar as melhores práticas, ou a maior parte delas, mesmo com a correria do dia a dia. As estatísticas apontam que 30% dos projetos iniciados falham ou então não atingem o seu objetivo inicial, um número relativamente alto.
Não é fácil encontrar um projeto que tenha sido planejado e executado de forma perfeita, sem erros ou problemas enfrentados, pois existem clientes, membros de equipe e patrocinadores difíceis de lidar. Mas mesmo assim, é possível finalizar um projeto com sucesso.
O gerente de projetos precisa saber como planejar um projeto, gerenciar riscos, planejar a comunicação, ser um facilitador nas reuniões e lidar com uma enorme gama de interesses diferentes e conflitantes. Ser um gerente de projetos está longe de ser uma tarefa simples. Com todas essas atribuições, fica fácil o gerente de projeto cometer erros, porém, também é fácil evitá-los. É preciso ficar atento às armadilhas do dia a dia para não cair nelas.
Os dez erros mais comuns no gerenciamento de projetos são:
1. Falta de planejamento.
2. Prazos arrojados.
3. Alterações de escopo.
4. Não gerenciar riscos.
5. Falta de comunicação.
6. Assumir que o cliente tem sempre razão.
7. Dizer que quem manda aqui sou eu.
8. Atribuições errôneas de tarefas e recursos.
9. Não dar devida importância para os erros da equipe.
10. Falta de qualidade no projeto.
Disponível em: . Acesso: 02 jun. 2017.
Todos esses erros podem impactar negativamente no projeto, interferindo no andamento do mesmo. Diante disso, selecione três erros que você atribui como os mais impactantes no andamento do projeto, justifique a sua escolha e descreva-os.
Respostas
Resposta:
Na minha opinião, os três erros mais impactantes no andamento do projeto são: alterações de escopo; falta de comunicação e falta de qualidade no projeto. O Gerenciamento do Escopo tende a garantir que todo o trabalho necessário seja incluso para garantir um projeto de sucesso, destacando as premissas e restrições, os riscos iniciais, os marcos do cronograma e as limitações orçamentárias. Dessa forma, um dos fatores críticos de sucesso do escopo é a condução estruturada do processo de solicitação de alterações. Caso o estudo de viabilidade e impactos não sejam analisados, a alteração do escopo pode comprometer todo o projeto.
O gerente de projeto, passa grande parte do tempo se comunicando com os membros da equipe outras partes interessadas do projeto, portanto a comunicação precisa ser eficaz e afim de evitar ruídos de comunicação, afim de evitar restrições e dificuldades durante o planejamento do projeto. Além disso, a comunicação é uma forma que o gerente de projetos tem para motivar e encorajar sua equipe, melhorar o desempenho, alcançar os resultados desejados, bem como evitar conflitos para evitar impactos negativos. Dessa forma, a boa comunicação é essencial para o bom funcionamento do projeto.
Por fim, o gerenciamento da qualidade buscará garantir o sucesso do projeto com métricas que forem estabelecidas por ele, incluindo a aderência às especificações do projeto. A falta de qualidade no projeto pode afetar prazos, custo final etc. levando ao descontentamento e abalando os critérios de aceitação do cliente.
Resposta:
1. Falta de planejamento.
2. Prazos arrojados.
3. Alterações de escopo.