• Matéria: ENEM
  • Autor: stephanibarcelos
  • Perguntado 7 anos atrás

ENEM) A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento bastante revolucionário, em que um grupo de artistas resolveu romper com a cultura vigente da época - a cultura da burguesia cafeeira, muito voltada para os valores estrangeiros, com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira. Na literatura, alguns anos antes de 1922, as críticas aos conceitos antigos ganharam força, destacando-se nomes como Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida. Anita Malfatti era um dos artistas que buscavam a inovação, e realizou a sua primeira exposição modernista no ano de 1917, dando força à busca pela inovação na pintura.



Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato.



Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas:



defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.


mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.




buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.




buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.


representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
18

É correta a alternativa C.

A Semana de Arte Moderna teve como principal objetivo fortalecer a cultura nacional, buscando - assim como um século antes fizeram os românticos brasileiros - dizer o que queria dizer "ser brasileiro".

Favoreceram o folclore nacional, as práticas dos povos nativos - o Abaporu, por exemplo, representa um ato antropofágico - e as cores do Brasil, buscando retratar os objetos sob uma ótica própria e original.

Perguntas similares